O grupo PEQuim - Pesquisa em Ensino de Química - tem por foco a investigação sobre o conhecimento de professores de química. Embora o conteúdo específico tenha um papel de destaque dentre os conhecimentos dos professores, só o conteúdo não basta.

O professor necessita, além de conhecimentos químicos, conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimento do contexto e conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK). O PCK é reconhecidamente o conhecimento que distingue um professor de química de um químico especialista, é específico para cada conteúdo e produzido em ação pelo professor levando em conta as dificuldades dos alunos, concepções alternativas, estratégias, analogias, experimentos, etc. que promovem uma melhor aprendizagem daquele conteúdo.

Os projetos do grupo buscam documentar e analisar o PCK de professores de química e possibilidades de seu desenvolvimento. Investigamos professores de química em distintos contextos – licenciandos, estagiários, professores em serviço nos níveis fundamental, médio e superior.

Nosso objetivo central é desenvolver conhecimento teórico sobre o PCK e os resultados podem contribuir para os currículos de cursos de formação de professores de química e subsidiar políticas públicas. O grupo já formou 13 mestres, 1 doutor, 2 pos-doc e 5 IC. Atualmente o grupo conta com 7 estudantes de doutorado e 2 de mestrado. O grupo tem publicado artigos em revistas científicas da área de Ensino de Ciências, livros e capítulos de livros, além de trabalhos completos em anais de congressos.