Abertura para a interação aqui...

Imagem de Stela Conceicao Bertholo Piconez
por Stela Conceicao Bertholo Piconez - quinta, 17 Ago 2017, 20:47

Esta ferramenta - fórum - serve também para fazermos o registro da nossa apresentação por aqui.

O perfil no Moodle é algo genérico, impessoal e qualquer pesssoa que acesse a Plataforma pode visualizar. Este fórum, não! É somente nosso - Fernando Nobre e Alpha USP.  Um espaço para iniciarmos, virtualmente, o nosso projeto - um verdadeiro e simbólico "abraço" na educação de São Paulo, em Cotia e no ciberespaço, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Vou então, deixar de papo, e fazer logo a minha apresentação, rápida, mas calorosa.
Sou animada (desde 1983, ano da minha gradação em Pedagogia) para contribuir com a educação no nosso país, por isso estou feliz de estar na FN, conhecer a equipe, caminhar e construir junto, e quem sabe, conseguir alcançar cada aluno de alguma forma...
Podem me chamar de Fátima Rios, nome de batismo e sobrenome "casado" do meu amado, que deixei no Maranhão (mas só por uns tempos!) (rsrs). Vejam só, mais uma razão para aproveitar bem esse TEMPO aqui e espaço que encontrei na FN.
Um abraço a todos!

Agora a "bola da interação" está com você! Basta clicar - responder...

Imagem de João José Bignetti Bechara
Re: Abertura para a nossa interação por aqui...
por João José Bignetti Bechara - sexta, 21 Ago 2015, 23:30

Olá, colegas. Eu sou o João Bechara, doutorando da Faculdade de Educação da USP e membro do grupo Alpha de pesquisas.

É muito bom estar neste grupo e, principalmente, estar participando junto com vocês do projeto especial de Inserção Interdisciplinar das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação desta escola. Trata-se de uma oportunidade ímpar para todos nós. Como o nome do projeto indica, estaremos trabalhando de forma interdisciplinar, buscando desenvolver pedagogias inovadores e apoiadas pela tecnologia.

Eu sou o representante carioca do grupo. Minha formação acadêmica foi toda na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Primeiro em Engenharia Eletrônica, depois fiz um Mestrado em Engenharia de Produção e outro em Educação.

Fora a Educação, minha outra paixão é a fotografia. Eu vou trabalhar junto à equipe de professores responsáveis pelas oficinas de Experiências Matemáticas.

Forte abraço a todos!

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - segunda, 31 Ago 2015, 23:44

Olá colegas,

O que dizer? Sempre é difícil falar de si mesmo. Sou professora desde ... nem é bom mencionar, já aposentada pela Prefeitura de São Paulo, mas continuo como professora no Estado. Atuei na área de Educação Física por 17 anos, mas agora dedico todo o meu tempo à Informática Aplicada à Educação e Educação à Distância. Para isso, fiz mestrado em Comunicação Educacional e Multimídia pela Universidade Aberta de Portugal. Infelizmente não estarei presente no encontro, pois estou em tratamento médico. Espero, mesmo à distância, poder contribuir com o Grupo Alpha no projeto de Formação Permanente dos Professores, pois o meu interesse é que os alunos recebam a melhor formação possível, no contexto digital em que hoje vivem.

Imagem de Luis Carlos Soares
por Luis Carlos Soares - sábado, 22 Ago 2015, 01:17

Olá, meu nome é Luís Carlos Soares e podem me chamar de Luis. 

Analista de Sistemas de formação, trabalhei um longo período com TI e migrei há dez anos para área de Educação na Instituição de Pesquisa na qual trabalho cujo foco é a Segurança e Saúde no Trabalho.

Fui Facilitador de Aprendizagem no Projeto Telecurso 2000 atuando na disciplina de matemática e Professor de Informática na Prefeitura de Taboão da Serra de 2006 a 2009.

Estou aqui para aprender e compartilhar conhecimento.

Vou atuar na oficina de Qualidade de Vida.

Forte abraço à tod@s.

Imagem de Edison Trombeta de Oliveira
por Edison Trombeta de Oliveira - quarta, 26 Ago 2015, 09:07

Oi, pessoal. Tudo bem?

Sou Édison Trombeta, bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Tenho aperfeiçoamento em Leitura Semiótica e mestrado em Educação. Estou terminando uma pós em EaD e sou doutorando em Educação.

Trabalho com EaD faz uns 5 anos. Moro e trabalho aqui em São Paulo há 1 ano. Antes disso, era de Presidente Prudente, onde também trabalhava com teatro. Pela minha formação e pela experiência, trabalharei com as oficinas de Atividades Artísticas.

Abração!

Imagem de JOSÉ TEODORO FILHO
por JOSÉ TEODORO FILHO - segunda, 31 Ago 2015, 15:06

Olá pessoal, meu nome é José mas todos me chamam de Teodoro. Estou na direção da Escola FN desde 2002. Inicialmente havia aqui Ensino Fundamental da 3ª a 8ª série, Ensino Médio, EJA e Telessala. Funcionava em três períodos. A partir de 2006 passamos a Escola de Tempo Integral.

Sou formado em Filosofia; Pedagogia e História. Especialização em Gestão Educacional pela Unicamp, dentre outros cursos. Atualmente participo pela EAD do curso Docência Superior. Futuramente pretendo Mestrado e Doutorado na área da educação. 

Sou centrado no que faço, as vezes sou interpretado como rigoroso, legalista, etc porém entendo que minha atuação como gestor deve ser pautada pelo princípio ético de uma boa gestão.

Espero que tenhamos sucesso nessa parceria.

Abraço a todos

Teodoro

Imagem de RUBENS FERREIRA SANTOS
por RUBENS FERREIRA SANTOS - sexta, 12 Fev 2016, 12:59

Olá,  sou o Professor Rubens, e leciono Língua portuguesa na Escola Estadual Fernando Nobre. Sendo bem honesto, fui relutante no início do projeto, entretanto, com o passar do tempo compreendi melhor o que estava sendo proposto e daqui para frente pretendo me dedicar para uma melhor interação com o projeto. Obrigado pela atenção. 

professor
por JOCÉLIO ALBUQUERQUE - sexta, 12 Fev 2016, 14:35

Interessante a ferramenta para ampliar a comunicação entre todos envolvidos na educação de nossos alunos, e principalmente a formação continuada dos professores.

Imagem de Adalberto Ribeiro Ribeiro Santos
por Adalberto Ribeiro Ribeiro Santos - sexta, 12 Fev 2016, 14:36

Parabéns professor Rubens!

Esses paradigmas precisam ser quebrados, afinal, sem a tecnologia fica inviável a  nossa interação  e inserção  no mundo  virtual! Professor Adalberto 

Imagem de Adalberto Ribeiro Ribeiro Santos
por Adalberto Ribeiro Ribeiro Santos - sexta, 12 Fev 2016, 14:39

Boa professor José Jocélio!

Gostei da postagem e principalmente do significado! 

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - sábado, 13 Fev 2016, 21:11

Oi Professor Adalberto!

Que bom te ver! Finalmente conseguiu acessar o ambiente virtual né?

Continue interagindo conosco. Fale-nos mais um pouco sobre o que faz e quais desafios para a Sala de Leitura em 2016.

Abraço,

Josete

Imagem de Gerce Gomes de Souza
por Gerce Gomes de Souza - sexta, 12 Fev 2016, 14:41

Boa tarde Moçada.....vamos nos interar dos fatos, e mãos a obra....Ha...Sou Gerce, oficina Cultura do Movimento....

professor
por JOCÉLIO ALBUQUERQUE - sexta, 12 Fev 2016, 14:44

Estão preparados para o novo ano letivo ?

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - sábado, 13 Fev 2016, 20:56

Olá Jocélio!

Amei essa sua sala de aula! É bem assim no início, não?

Mas, ao longo do ano sei que você é capaz de modificá-la e torná-la atraente e interessante. Portanto, este ambiente nos possibilita conversar sobre nossos desafios e sucessos. Também compartilhar ideias e novos conhecimentos. Estamos juntos!

Abração,

Josete (Jô)

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - sábado, 13 Fev 2016, 20:44

Olá Gerce!

Bom te encontrar por aqui... Gostei do seu entusiasmo!

Gostaria de trabalhar com você, mas há 10 anos estou longe das aulas de Educação Física. Portanto, precisava de alguns direcionamentos sobre o quê e como se trabalha "Cultura do Movimento"? Ou seja, você tem alguma sugestão para eu poder pesquisar? 

Queria pensar algo que pudéssemos integrar as Tecnologias Digitais de Informação Comunicação (TDIC) e a Educação Física, o que você acha?. Abraço,

Josete

Imagem de Gerce Gomes de Souza
por Gerce Gomes de Souza - terça, 23 Fev 2016, 10:43

Bom dia Josete.

Voce teria o email ou telefone do Prof. Fabio de Educação Fisica.

Preciso ver um horario com ele...

grato

por Stela Conceicao Bertholo Piconez - terça, 23 Fev 2016, 12:16

Prezado Gerce,

fiquei em dívida com vc. Segue o email do prof. Fábio Oliveira   oliverbio@gmail.com .

Abs

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - terça, 23 Fev 2016, 22:52

Olá Gerce!

A professora Stela já respondeu sobre  e-mail do Professor Fábio.

Oliverbio@gmail.com

Se vocês marcarem encontro na escola me avisa, por favor! Se der eu irei também.  Abraço,

Josete

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - quinta, 17 Ago 2017, 19:34

Olá Gerce, tudo bem?

Gostaria que você colocasse uma foto no seu perfil, pode ser?

Se tiver dúvidas poderei ajudar.  Abraço,

Josete

por Stela Conceicao Bertholo Piconez - quinta, 17 Ago 2017, 20:44

Boa noite Gerce!

o pedido da Josete tem todo sentido. No Moodle, todas as participações de vcs apresentarão sua foto agregada facilitando nosso processo comunicacional. Conto com sua colaboração!

Abs,

por Stela Conceicao Bertholo Piconez - quinta, 17 Ago 2017, 20:50

Nossa querida colega Josete reativa este espaço de interação. Vamos tentar formatar um projeto com vcs para o desenvolvimento de muitos conhecimentos que poderemos compartilhar!

Bom semestre a todos!

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - sexta, 18 Ago 2017, 10:49

Olá Adalberto!

Recebi sua mensagem e verifiquei que sua foto aparece sim.

Bom retorno. Abraço,

Josete

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - sábado, 13 Fev 2016, 21:02

Olá Professor Rubens!

É um prazer conversar com você por este ambiente. Fico muito feliz que você compreendeu a proposta do trabalho e pretende interagir com o projeto. Tenho certeza que só temos a ganhar participando e compartilhando conhecimento.

Não vejo a hora de voltar para o presencial e acompanhar de perto todo esse movimento da escola. Grande abraço,

Josete

professor
por JOCÉLIO ALBUQUERQUE - sexta, 12 Fev 2016, 14:41

Oi professora...

Faz tempo que você não entra ! Estou com saudades.

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - sábado, 13 Fev 2016, 21:07

Eu novamente Jocélio! Vou te cutucar...

Você esqueceu de se apresentar, falar sobre sua disciplina, trajetória de trabalho e o que acha da importância das TDIC no seu cotidiano da sala de aula? Abraço,

Josete

por Stela Conceicao Bertholo Piconez - domingo, 14 Fev 2016, 11:57

Queridos professores, corpo diretivo da escola e pesquisadores do Grupo Alpha,

Sou a profa. Stela C Bertholo Piconez, graduada em pedagogia e professora titular da faculdade de Educação da USP desde 1983. Amo minha profissão e como educadora sinto-me na obrigação de relacionar sempre a teoria com a prática para que encontramos soluções possíveis para resolver o grandes desafios enfrentados hoje pela escola.

Fiz pós-graduação em Didática,Teorias de Ensino e Práticas Pedagógicas para Formação dos professores. Fiz depois Livre Docência refletindo sobre a relação teoria e prática como papel de toda Universidade e questionei o conceito de extensão, um dos tripés da universidade. Na sequência fiz concurso para professor titular defendendo a criação que levou 20 anos de uma proposta metodológica sobre ensino e aprendizagem, já utilizando tecnologias digitais e educação a distância.

Atualmente dou aulas na pós-graduação, faço pesquisas com meu Grupo Alpha (desde 2000) e oriento teses e dissertações na área de concentração Didática, teorias de Ensino e Práticas Escolares e a comunicação digital. Se quiserem conhecer alguns dos doutorados e mestrados que orientei pode acessar o link http://stelapiconez.blogspot.com.br/. 

Desejamos a todos um brilhante ano de conquistas! Nossa intenção é colaborar e ajudar vocês com muitas novas descobertas e aprendizagens, além, é claro, de nos colocarmos à disposição, para enfrentá-los juntos! Nossos maiores tesouros são os alunos desta escola. Temos que prepará-los para este mundo maluco e cheio de incertezas!

Imagem de Maria de Fátima Serra Rios
por Maria de Fátima Serra Rios - domingo, 14 Fev 2016, 13:26

Prezados colegas,

Aos que chegam, muito prazer! 

Que bom  iniciarmos em 2016 com uma interação gostosa FN e Alpha.

Eu, Fátima Rios, acompanho a Oficina de Orientações de Estudos mais de perto, mas por aqui e no Alpha, estou ligada em todas e todos, numa troca bem legal de saberes.

E vamos exercitando as habilidades de usar as TDIC, conhecendo conceitos e construindo juntos saberes novos, participando e contribuindo uns com os outros, vamos desenvolvendo nossas competências.

Abraço a todos e um 2016 de paz, saúde e trabalho.

Imagem de Maria de Fátima Serra Rios
por Maria de Fátima Serra Rios - segunda, 28 Mar 2016, 18:29

Olá colegas,

Dando uma olhada por aqui no CVFP lembrei de quando eu chego em um local pela primeira vez: gente nova, coisa nova...  A timidez bate (e eu rebato rsrs).

Por onde começar? Quem cumprimentar? O que provar, enfim...

É assim também por aqui: onde clicar? O que ler? O que fazer?

O legal é sair clicando e descobrindo... Logo logo vai  ler o que se interessar e vai querer registrar algo, compartilhar.

Para dar uma ideia geral, fiz  PIC COLLAGE. Veja a imagem.

Espero ter sido útil.

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - sexta, 15 Jul 2016, 16:22

Boa orientação Fátima!
Em Agosto tentarei ajudar aos professores que ainda não conseguiram fazer acesso. Até lá!
Josete
Imagem de MARCOS A.J. OLIVEIRA
por MARCOS A.J. OLIVEIRA - quarta, 5 Out 2016, 16:23

Boa tarde a todos .

Me chamo Marcos sou formado em Biologia e pós graduado em Análises clínicas ,tenho 38 anos sou casado e atualmente trabalho em duas escolas .Na escola Fernando Nobre trabalho com a oficina de Orientação de estudos e na escola Odete em Carapicuíba sou professor de Química. 

Paralelamente com a educação trabalho como baterista em algumas bandas na noite Paulistana .Sou baiano e moro em São Paulo a 22 anos. 

Estou a disposição do grupo para contribuir no que for preciso ...

Ate mais .... 

Imagem de Flavia Carvalho Santos
por Flavia Carvalho Santos - segunda, 24 Abr 2017, 12:17

Boa Tarde!

Me chamo Flavia Carvalho, sou professora de Leitura e Produção de Texto na E.E Fernando Nobre, sou formada em Letras e Pedagogia. Espero aprender muito com todos aqui, e quem sabe também colaborar.

Sempre grata,

Flavia Carvalho

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - quinta, 4 Mai 2017, 21:07

Ola Flávia!

Seja muito bem vinda ao nosso curso de extensão USP. Tenho certeza que há muito o que compartilhar, aprender e ensinar por aqui.

Você já explorou os fóruns e os materiais disponíveis no ambiente?

Se rolar a barra na página inicial encontrará um link para Leitura e Produção de Texto.

Ali você poderá elaborar e compartilhar suas ideias.

Estou às ordens para outros esclarecimentos. Abraço,

Josete

Imagem de Josete Zimmer
por Josete Zimmer - quinta, 17 Ago 2017, 19:32

Olá Flávia!

Tente colocar uma foto no seu perfil. Assim os demais participantes podem saber quem é você. Abraço,

Josete

por Stela Conceicao Bertholo Piconez - quinta, 17 Ago 2017, 20:41

Olá Flávia,

vamos interagir por este espaço sim.

Amanhã estarei cuidando de esboçar algumas ideias de projeto de Educação com tecnologias. Espero contar com todos da esdcolsa!

Abs,

profa. Stels