Utopia, Espiritualidade e Conjuntura
Reflexões e diálogos sobre princípios, valores, ideologia, utopia, espiritualidade e trajetória de vida, visando ambientalizar a dimensão pessoal no processo do curso.
Educação Ambiental
Histórico, correntes e tendências, fundamentos. Educação – Projeto Político Pedagógico territorial, participação e controle social, ensino/aprendizagem, pedagogia, epistemologia, os sete saberes necessários à educação do futuro e os quatro aprendizados essenciais para o século XXI, segundo o Relatório Delors. Ambientalismo – ecologia, ambientalismo e outros movimentos sociais, sustentabilidade socioambiental, desenvolvimento sustentável, sociedades sustentáveis, barbárie. Coletivos, redes e outras estratégias de organização.
Intervenção e conhecimento científico
Elaboração de projetos, mapeamentos e diagnósticos, estratégias de pesquisa e intervenção educadora, teorias do conhecimento científico e educomunicação, trabalho de conclusão do curso.
Políticas Públicas de transição para sociedades sustentáveis
Compreensão do conceito e outros correlatos (Estado, representação política, conjuntura, política, etc.); conhecimento e análise de políticas públicas de Meio Ambiente e Educação Ambiental. Política do cotidiano.
Optativas
As “disciplinas” optativas podem ser cursadas no território em que o estudante atua (mediante apresentação de certificado/relato) ou serem escolhidas no cardápio de “disciplinas” optativas oferecidas por este curso. Serão oferecidas no modelo de curso de extensão.